Estudo biblico #1 - Não desista!



Estudo bíblico #1

I Samuel 9:1-27

Não desista!
Essas semanas foram de muita provação!
Às vezes temos planos e metas e infelizmente as provações e dificuldades do mundo acabam testando nossa fé. Com isso tendemos a desistir.
Eu estava meio assim querendo chorar pelas coisas que não estavam dando certo.
E por misericórdia Deus me deu uma palavra que me ajudou a acreditar.


Texto bíblico
1.       Samuel 9:1-27

No texto relata o pedido de Quin um homem benjamita muito poderoso. Ele pede ao seu filho Saul que fosse procurar as jumentas que haviam se perdido.
Saul era um moço muito belo, alto e sua beleza sobressaia a de todos de seu povo.
Ele chamou um de seus servos para acompanhá-lo.
Eles foram por diversos lugares, mas não acharam.
Saul começou a querer desistir e disse:

- vem, e votemos; para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós. 

Seu servo porem insistiu em ir e disse lhe:

- Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir.

Saul disse a seu servo: 

- “Se formos, o que lhe poderemos dar? A comida de nossos sacos de viagem acabou. Não temos nenhum presente para levar ao homem de Deus. O que temos para oferecer?”

O servo lhe respondeu: 

- “Tenho três gramas de prata. Darei isto ao homem de Deus para que ele nos aponte o caminho a seguir”.  
Por fim Saul concordou e foram.

Ao chegarem à cidade procuraram por tal profeta, perguntaram a algumas jovens que estavam a buscar água. Elas disseram que ele estava logo adiante por conta de um sacrifício que o povo iria fazer no monte.
Eles seguiram e logo que entraram na cidade vinha Samuel em direção deles a caminho do altar do monte.
No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel: 

“Ama­nhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre Israel, o meu povo; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim”.
Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo”.
Saul aproximou-se de Samuel na entrada da cidade e lhe perguntou:
-“Por favor, pode-me dizer onde é a casa do vidente?”
Respondeu Samuel:
- Eu sou o vidente. Vá à minha frente para o altar, pois hoje você comerá comigo. Amanhã cedo eu lhe contarei tudo o que você quer saber e o deixarei ir. Quan­to às jumentas que você perdeu há três dias, não se preocupe com elas; já foram encontradas. E a quem pertencerá tudo o que é precioso em Israel, senão a você e a toda a família de seu pai?
Saul ficou surpreso e o interrogou:
- Mas como pode me dizer isso, acaso não sou um benjamita, uma das menores tribos de Israel?
Samuel levou Saul e seu servo para a sala e deu-lhes de comer, disse que havia separado para ele. Era a melhor parte do animal. Comeram com Samuel.
Após a festa Samuel o chamou no terraço de sua casa para conversarem.
Na manhã seguinte, Samuel chamou Saul e disse lhe:
-Levante que eu o acompanharei depois você seguira seu caminho.
Foram ao terraço e Samuel pediu que o servo de Saul fosse à frente para que ele pudesse contar a Saul uma mensagem da parte de Deus.
Samuel derramou um vaso de azeite na cabeça de Saul e o ungiu e disse lhe:
- O espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizará com os profetas que hei de encontrar no caminho.


Com essa historia, eu tive vários entendimentos.
1º Quando você é mandado a algum lugar ou a fazer algo por Deus faça!
Pode parecer algo pequeno, ou pode parecer que você não vai conseguir, mas se Deus esta mandando faça!

2º Por mais que as coisas dê errado, não desista!
Saul pensou em ir embora, mas seu servo em meio à dificuldade achou uma solução, por isso não temas.

3º Apesar da solução que o servo de Saul havia encontrado, Saul ainda questionou falando que não tinha o que oferecer ao homem de Deus. Às vezes ficamos preocupados com o que temos a oferecer, preocupados com nossa insignificância diante de das dificuldades, esquecemos que Deus quer nossa adoração isso é bastante, Deus quer que nos derramemos na sua presença.

4º Deus mandara os sinais, mas você tem que permanecer firme e estar atento a voz de Deus.

5º Apesar de Saul ter ido à procura de resolver os problemas das jumentas, esse não era o verdadeiro propósito de Deus, ele tinha que ir ser ungido por Samuel, portanto ele teria que sair de casa, e quando ele estava lá para saber de seu problema, tudo já havia sido resolvido. Deus tinha um plano maior na sua vida.

6º Quando Samuel foi ungir Saul pediu para que o seu servo fosse à frente, pois a mensagem de Deus era somente para Saul. Aprenda a ficar em silencio, não conte a todo mundo, pois a benção de Deus é somente para você. E depois sim, através de você outras vidas possam ser abençoadas.


Amém?
||Português: Nova Versão Internacional||1 Samuel||9||18||Português: Nova Versão Internacional||1 Samuel||9||16||Português: Nova Versão Internacional||1 Samuel||9||15||Português: Nova Versão Internacional||1 Samuel||9||8||Português: Nova Versão Internacional||1 Samuel||9||7
                                                                                                                                                                                            



Comentários

Postagens mais visitadas